Páginas

domingo, 14 de julio de 2013

Guia de porta bebês: O wrap tecido, o favorito das profissionais

Uma das perguntas mais frequentes entre as mães e pais nas oficinas de babywearing é: "Qual é o melhor porta bebê?". A resposta, como vocês já devem ter me ouvido dizer, é que não tem um único "melhor", pois o ideal é experimentar e decidir qual é o que melhor se adapta as nossas necessidades, dependendo da idade do bebê, da época do ano, do uso que vamos fazer dele e das nossas caraterísticas pessoais. E que o melhor, na verdade, é ir combinando uns e outros segundo vamos podendo ou precisando, pois cada um resulta o mais adequado em differentes circunstancias.

Porém, tem um porta bebê que destaca por cima de todos, o meu preferido e também a "niña bonita" de todas as assessoras de babywearing que eu conheço. E esse é, sem dúvida, o wrap tecido: uma longa faixa de tecido natural sem elástico, de entre aproximadamente 3,50 a 5 metros por uns 70 cm de largo.

De acordo que o wrap elástico é o mais aconchegante para um recém nascido, e que o sling de argolas é o mais fresco e rápido; e que o Mei Tai traz o conforto de um wrap com a facilidade de um canguru; e que o canguru é o mais prático, principalmente com crianças grandes. Mas o wrap tecido, para quem gosta de slingar, não tem concorrente e pode ser usado em todas as ocasiões, idades e formas que quisermos.

O verdadeiro wrap tecido

Mas não vale com comprar um tecido de algodão qualquer e se enrolar  com o bebê dentro nele. Não, não vale qualquer tecido comprido para fazer um wrap dele. Os verdadeiros wraps tecidos capricham na composição e elaboração do tecido, tanto os das marcas pioneiras, já consagradas, como Dydimos, Hoppediz, Storchenwiege, Ellevil ou Neobulle; como os de marcas recentes com ótima qualidade também, como Amazonas ou Kikuyu.

 
A maioria são de 100% algodão, às vezes misturado com outras fibras naturais para aportar differentes caraterísticas, como linho, seda, canhamo ou lã. O tipo de tecelagem adequado para segurar adequadamente o peso de um bebê ou criança, se adaptando às curvas do seu corpo sem resultar rígido é, geralmente, a sarja cruzada, feita em tear. Ela não cede na horizontal nem na vertical, mas cede na diagonal, fazendo com que o tecido, bem tensionado, se adapte ao corpo dele sem perder consistência na hora de soster o peso da criança, podendo soster, na maioria dos casos, pesos de até 200 kg. E é por isso que não vale qualquer tecido.

Existem também outro tipos de tecido, não sendo sarja cruzada, que oferecem caraterísticas similares, como a sarja diamante ou a técnica Jacquard, mais elaboradas e complicadas, porém ótimas para carregar crianças e, sem dúvida, muito lindas.

Vantagens do wrap tecido

-Podemos usar o wrap tecido desde o primeiro dia de vida, mesmo com pré maturos. Ele se adapta ao tamanho do bebê ou criança que fôr lhe oferecendo uma sustentação ótima, aconchegante e muito confortavel.

-Graças à enorme qualidade e resistência destes tecidos, podemos carregar no wrap não elástico crianças bem grandes, até adultos se quisermos ou fosse de necessidade!

-Por isso, para quem não quer ir mudando de porta bebê ao longo dos meses ou anos, o wrap elástico pode servir como sling único durante todos os anos em que um bebê e criança pode ser slingada: desde que nasce até a idade que quiser ou precisar.

-O comprimento dele nos permite carregar o bebê com o peso perfeitamente bem distribuido nos dois ombros, as costas e o quadril, resultando não só muito confortavel, senão também beneficioso para o fortalecimento da nossa musculatura dorsal.

-É muito facil de guardar e carregar quando não o estamos usando.

-Ele resulta mais fresco que um wrap elástico, devido ao uso exclusivo de fibras naturais na sua composição.

-O wrap nos permite a maior versatilidade de posições e amarrações para carregar os nossos filhos, tanto na frente quanto no quadril e nas costas, e de differentes formas dependendo da época do ano, da idade da criança, de se ela está dormida ou não, de se a mãe que o carrega está grávida de um novo filho, de carregar gêmeos e tantas outras possibilidades como imaginarmos.

-Podemos fazer tantos usos dele quanto a nossa imaginação nos permitir:

Amarrado nos extremos em dois galhos ou postes, serve de rede para a criança -ou até nós mesmos- dormir fora de casa.




Podemos, também, construir um balanço para crianças e adultos só amarrando ele num lugar alto.

 

No trabalho de parto, e inclusive no expulsivo, faz um ótimo serviço, amarrado num gancho no teto, para a mãe se pendurar pelas axilas nele deixando as pernas descansarem e a barriga gravitar em paz.

Podemos usá-lo para segurar o nosso filho num cadeirão ou balanço sem cinto ou inseguro.

Serve de toalha num pic nic, ou de cobertor improvisado quando o filho dorme.

Disvantagens do wrap tecido

-Frente ao wrap elástico, talvez o wrap tecido resulte menos facil de usar no começo, até ter uma prática inicial. Se deve a que devemos caprichar na tensão dele na hora de colocar o bebê, já que não contamos com a ajuda da elasticidade para emendar a nossa possivel falta ou exceso de tensão. Para isso se faz imprescindível a ajuda de uma assessora de babywearing.

-Frente a outros porta bebês (sling de argolas, mei tai, canguru ergonômico, etc) poderia se dizer que a única disvantagem do wrap é básicamente essa, a da necessidade de um aprendizado mínimo para poder usá-lo de forma adequada. Tem quem prefere não andar se enrolando em panos e nem fazendo nós... Portanto, pese a ser mais confortavel, gostoso e versátil, não é adequado para quem está procurando principalmente algo rápido e mais prático.

Wrap tecido da Amazonas, "laguna"

Wrap tecido da Amazonas, "lollipop"

Wrap tecido da Amazonas, "mango"


Elena de Regoyos para MamaÉ
Proibida a reprodução sem autorização
 
Talvez também te interesse...
 
 
 

4 comentarios:

  1. Esse tecido não é muito quente para o verão brasileiro?

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Ao contrário, ele é muito fresco!
      Tem wraps tecidos mais finos, mais grosos, mais quentes, mais frescos... Os que eu trago são finos e frescos, se sarja cruzada 100% algodão. Quem usou, testou e/ou comprou pode te confirmar! (Tem um grupo no face que chama "Mamaé Me Mima em Tribo" onde outras famílias que praticam babywearing participam, talvez perguntando lá elas possam te dar a sua opinião.
      Beijo!

      Eliminar
  2. qual site para comprar o wrap sling

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, onde posso comprar a sarja cruzada?
    Moro no Rio de Jnaeiro e não estou encontrando.

    ResponderEliminar