Páginas

lunes, 24 de octubre de 2011

Diferentes amarrações com o wrap sling: explicação e vídeos ilustrativos


Por Elena de Regoyos, jornalista, doula, assessora de amamentação, proprietaria de www.mamaememima.com e co-criadora da formação Bebê no Pano.
Por favor, cite fonte e link original para compartilhar.


Como consultora de carregadores de bebês, e agora falando dos wraps concretamente, muitas vezes me perguntam quais amarrações são mais adequadas para qual circunstância, para segundo qual seja o peso do bebê ou criança, para o frio ou o calor extremo... Pois bem, visando a nossa próxima oficina avançada de slings, para mamães que já usam wraps e querem ir além do nó básico, preparei este pequeno resumo dos nós mais habituais.

Cruz envolvente: É muito adequado para as primeiras tomas de contato, pois é fácil de fazer e pode ser feito de forma pré-amarrada (mais conhecido este já como o nó básico). Desta forma, o adulto pode primeiro se encarregar do wrap, e depois já pegar o bebê.

Pode ser usado por bebês desde o primeiro dia pois segura eles muito bem, e dá para colocar mais ou menos camadas de tecido em volta deles (duas ou três se é pré-amarrado, e de uma a três se o fazemos sem pré amarrar, com o que ganhamos algo de fresquinho no verão). Serve também com crianças maiores.

Fazendo este nó ganhamos confiança com o wrap e podemos, depois, passar a outros que requerem mais técnica.

Antes de nada, regras de segurança:



Quando escolher um wrap elástico, vantagens e disvantagens: 



Cruz envolvente com wrap elástico:



Dupla rede pré-amarrada:



Nó canguru (frente, costas e quadril): Este nó é um dos mais confortáveis e frescos, mais requer algo mais de técnica e a posição sapinho não pode ser “meio mal feita”; pois é a clave desde nó. Pode ser feito desde o primeiro dia também, principalmente na frente.

A principal vantagem deste nó é que deixa só uma camada de tecido sobre o bebê, pelo que no calor é muito recomendável, e pode ser feito com um wrap curto, pois não precisa de tanto tecido.

Para crianças de mais peso, ou sempre que usemos ele com wrap elástico ou de malha, é recomendado fazer os nós canguru reforçados com uma cruz ajudando segurar o peso da criança.

Canguru frente com bebê recém nascido:


Canguru frente com bebê maior, e posição de amamentar:


Canguru costas com crianças de vários tamanhos:


Canguru costas e várias finalizações:


Canguru na frente com wrap elástico (reforçado):




 Nó com twist ou boucle (quadril): É um nó muito fácil e confortável para crianças que preferem ver tudo, e portanto ficam melhor carregados lateralmente no nosso corpo. Pode ser feito pré-amarrado também, ou pelo menos a primeira parte dele e o resultado final é muito parecido ao de um sling de argolas. As crianças ganham campo de visão com os nós ao quadril e às costas, sem perder o refúgio do corpo da mãe ou adulto carregador. Pode ser feito com uma camada de tecido só caso o wrap seja rígico (não malha ou ela´stico), pelo que para o calor é muito indicado.




Dupla rede (frente ou costas): É muito confortável para os primeiros meses e por ter mais camadas de tecido, da maior suporte nas costas. Bom para bebês mais pesados:


Dupla rede costas, várias finalizações:


Dupla rede costas com wrap elástico:





Talvez também te interesse...

-Os beneficios do babywearing... para o bebê e para os pais!

-De babywearing, amamentação e outros ítens do attachment parenting em caso de doença

-Usos errados, prejudiciais e perigosos do sling ou portabebê

-Lição de babywearing nas costas, desde Uganda, em estado puro

-Exterogestação. O bebê, emocional e fisiológicamente feito para ser carregado

-Comprou... e agora quê? Cuidados e dicas básicas para o adequado uso do wrap sling elástico

-Comparação entre os cangurus tradicionais e os slings ou cangurus ergonômicos

-Wrap sling elástico: características, uso e videos ilustrativos

-Slings… nova moda ou beneficios reáis?

9 comentarios:

  1. Olá Helena!
    Qual amarração eu uso para amamentar?
    Fernanda

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Fernanda... Para amamentar, basicamente voce pode usar qualquer uma das frontais ou laterais (ao quadril), afrouxando a amarraçao para o bebe ficar a altura do peito. Se voce prefere amamentar ele deitado, pode colocar o bebe semisentado (nunca completamente deitado na horizontal) na amarraçao pre amarrada, por exemplo.

      Eliminar
  2. Adorei, poderia mostrar amarrações para bebês acima de 6 meses?

    ResponderEliminar
  3. oi Helena, que ótimo esse blog! Sobre a dica para amamentar no sling, na pre-amarrada as perninhas ficam na posição indicada no vídeo ou passam só por uma faixa, para conseguir inclinar o corpinho? Jacqueline

    ResponderEliminar
  4. Olá Jacqueline, tudo bem? Não entendi muito bem a sua pergunta, mas para amamentar no sling você pode fazer duas coisas: Ou amarrar ele verticalmente, na posiçõ de sapinho normal, só que um pouco mais baixo, à altura do peito, bem tensionado mas nessa altura, e depois voltar à altura adequada quando o bebÊ terminar. Ou senão colocá-lo na posição semi sentado (posição de mamadeira, na realidade), com as duas perninhas para um mesmo lado, o tecido segurando o bebÊ desde atrás dos joelhos até os ombros (ou cabeça melhor), deixando as canelinhas livres. Deu para entender? Não sei se consegui me explicar bem.

    ResponderEliminar
  5. oi Helena, obrigada! Acho que entendi sim, a dúvida era sobre essa posição de mamadeira, como fazer para deixar as perninhas para o mesmo lado. Então passo as duas perninhas por uma das faixas cruzadas e o corpinho reclina e é envolvido até a cabeça pela outra faixa (essas que fazem o x no peito). Se eu não tiver entendido me avise :). Jacqueline.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Bom... mais ou menos sim, as duas pernas iriam sem tecido no meio delas (sem o "X" que fica entre as pernas quando colocamos o bebê em posição vertical, de sapinho), as duas para o mesmo lado. Mas... e isto é importante, as duas faixas cruzadas vão segurar o bebê desde atrás dos joelhos até a cabeça.
      Da mesma forma que quando o bebê está vertical, em sapinho, as duas faixas vão desde atrás de um joelho até atrás do outro joelho (as duas, não uma faixa segura um lado e a outra o outro lado, senão que as duas seguram as duas coxas e o bumbum inteiros), na posição semi-sentado ambas faixas seguram desde atrás dos dois joelhos até a cabeça ou pescoço. Desta forma fica bem reforçado.

      Eliminar
  6. Olá Helena... gostaria de saber se é saudável amarrar o bebê com wrap Sling na lateral do corpo...

    ResponderEliminar
  7. Olá Helena... gostaria de saber se é saudável amarrar o bebê com wrap Sling na lateral do corpo...

    ResponderEliminar