Páginas

jueves, 2 de julio de 2015

Guia de portabebês: o pouch sling

Me perguntam inbox pelo pouch sling, o que eu acho dele, se o indico e como deveria ser usado. Ai vai, então:

O pouch é um portabebê muito útil e prático quando o nosso bebê já senta sozinho. Ele não tem sistema de ajuste, portanto não podemos usá-lo com um bebê menor de aproximadamente 6 meses, que ainda não tem controle da coluna e que, portanto, precisa de um ajuste preguinha por preguinha ao longo de todas as costas. Isso o conseguimos apenas com o wrap sling ou com o sling de argolas.

Por este motivo, este artigo não tem fotos de uso correto com bebês recém nascidos ou que ainda não tem controle da coluna (sentam sozinhos) dentro do pouch sling, pois eu não indico este portabebê para eles, e não acho que exista uma forma adequada de usá-lo nesta primeira fase.

Por não permitir ajuste, também não indico o uso dele por tempos prolongados, pois o mais frequente é que fique algo frouxo na parte superior, a que seguraria a parte mais alta das costas do bebê. Dessa forma, por manter o bebê algo afastado do nosso corpo, vai deslocar nosso centro de equilibrio, nos obrigando a curvar a coluna para atrás, compensando esse efeito, o que pode nos produzir dor lombar.

Seria um portabebê de apoio, complementar, para usos rápidos, momentos em que precisamos de praticidade. Por exemplo: recolhendo as coisas do parque e levar isso todo ao carro: bebê/criança cansada, sacola de brinquedos, nossa bolsa... Tempos mais prolongados podem gerar dor de costas para quem carrega.

A forma de uso o pouch sempre vai ser na posição fisiolôgica de côcoras. Vertical, com os joelhos mais altos que o bumbum, peso no bumbum e tecido de joelho a joelho fazendo um asento profundo. O bebê deve ficar numa altura confortavel, e não muito baixo. A altura confortavel costuma ser aquela em que podemos lhe dar um beijo na testa sem bater o queixo. Caarreguem o peso no ombro e não na cervical.

Para comprar um pouch, escolham sempre os que menos acolchoados, elásticos e outros artificios tiverem. E se podem testar antes, melhor, pois por não ter sistema de ajuste, o melhor é aquele que realmente fica bem no nosso tamanho e no do bebê que vamos carregar. Pensem que o bebê vai crescer, portanto provavelmente vai perder o pouch... Eu não o considero tão prático, considerando todos estes motivos.

Desindico usar o pouch assim

Bebê na horizontal, deitado: pode acarretar risco de asfixia. Tem modelos de pouch como os da foto embaixo que foram proibidos em alguns paises por casusa de bebês terem falecido dentro deles. Isso é porque só permitem que o bebê seja carregado na horizontal, e na horizontal o tecido empurra a cabeça do bebê contra o peito, o que pode fechar as vias respiratórias do bebê. O queixo do bebê JAMAIS deve encostar no peito dele mesmo. Carregar bebês na horizontal (no pouch, sling de argolas, wrap...) pode causar esse efeito, por isso devemos evitá-lo.








Vejam os pouchs perigosos e inadequados, e as formas de uso incorretas:

















Elena de Regoyos para mamaememima.com

Compartilhe citando fonte e link original

1 comentario:

  1. Olá! Sabe indicar onde posso comprar um pouch sling de qualidade? Muito obrigada!

    ResponderEliminar