Páginas

miércoles, 20 de abril de 2011

Psicodrama gratuito para mães puérperas: “Em busca da tribo perdida”



Com o objetivo de me aprofundar nas emoções da alma feminina no seu devier mães, estou me formando como Psicodramatista. Agora, na metade do meu segundo ano de curso, tenho que começar trabalhar no meu projeto de conclusão de especialização, ou TCC.

Eu procuro mães de crianças de entre 0 e 2 anos que queiram e possam participar de uma vivência psicodramática em grupo, comigo como diretora.
Faríamos de uma à três sessões em total, de duas horas de duração. Em elas, a través de técnicas psicodramáticas, será pesquisado o tema:

SOLIDÃO DAS MÃES: REDES DE APOIO EM SUBSTITUIÇÃO DA 'TRIBO' PERDIDA

Meu objetivo é comprovar o efeito que os grupos de apoio à maternidade tem sobre às mães, inclusive os grupos de preparação ao parto, que já acompanham à futura mãe. Hoje em dia elas não contam mais com a “tribo” ou a aldeia de antigamente, uma vez que moramos longe da família e sem contato com a vizinhança, em apartamentos ou casas isoladas e sem participar de vida “em comunidade”.

As mães, que estão –ou se sentem- sozinhas com os seus filhos, cada vez tem mais opções de participarem em grupos de apoio ao aleitamento ou à maternidade. Eu pretendo comprovar o efeito que estas redes de apoio produzem nas mães puerperas. Quero saber se o fato de elas participarem de estas “tribos” substitutas da sociedade ocidental atual, proporciona a elas uma maior segurança e confiança no seu papel de mãe. Isto seria, principalmente, graças as experiências compartilhadas, às conversas em conjunto, à empatia do grupo, à compreensão e o apoio do grupo todo sem juízos de valor.


Dia: sábado, 7 de maio.
Horário: Das 9:30h às 11:30h
Local: Rua Menotti Arthur Grigol, n. 550 – Guará. Barao Geraldo (Campinas).
Quem gostasse de participar, de forma gratuita, pode contatar comigo a través do meu email ou telefones:

elenaderegoyos@gmail.com

(19) 9391-4134

(19) 3324-8364

Muito agradecida!!

2 comentarios:

  1. agora que sei o que é doula eu penso e suspiro "eu queria ter tido uma doula..."

    ResponderEliminar
  2. :) Pois é, eu também Keila...

    Por isso quis fazer isso com a minha vida... é tao bom poder dar isso a uma mae!!

    ResponderEliminar