Páginas

sábado, 4 de junio de 2011

Reivindicando o nosso direito de amamentar em público

É curioso, podemos utilizar o peito de uma mulher para vender qualquer produto nos livros, filmes, revistas, obras de arte, manifestaçoes publicas e programas da TV, e agora nós temos que revindicar a sua verdadeira funçao... Pois é, vamos fazê-lo!!


Amamentar em publico, ao ar livre ou em locais públicos como restaurantes, museus ou escolas, não é só um direito, senão um prazer para muitas mães (e com certeza para os bebês). Mas muitas vezes somos diretamente atacadas, reprimidas, mal-olhadas ou “convidadas” a não fazê-lo. Outras, simplesmente somos observadas como “bichos raros” ou até obscenamente.



Precisamos normalizar um ato natural e de amor como o de amamentar os nossos filhos, nutrir eles física e emocionalmente, em público. Não é obrigado fazê-lo, mas sim deveria ser obrigado o fato de que quem quisesse, pudesse fazê-lo com serenidade, sem nos preocuparmos com os olhares e comentários alheios.


Tem países no mundo onde amamentar em publico é uma maluquice, e as mães têm costume de se cobrir com um echarpe, blusa ou até o próprio sling, e os produtos vendidos com a finalidade da mãe poder esconder o seu peito são um suceso.


Tem outros nos quais todo o mundo vai com “a teta” de fora, tranqüilamente (um dia li um relato sobre a Mongólia que me fez emocionar, tenho que traduzir para vocês!!).

E tem muitos, a maioria no occidente, nos quais algumas (cada vez mais) mães o fazem, o aleitamento em público vai se normalizando, mas às vezes temos que agüentar mentes sujas, fechadas ou mal-informadas nos “convidando” com maior ou menor educação, a parar de fazer isso. A Lei nos ampara, mas a sociedade não. Uma pena. E surgem produtos revindicativos, como toquinhas em forma de peito para, enquanto o bebê mama, aparecer um peitão falso no lugar da sua cabecinha!! (Muito fofo...), ou sacolas com a inscripção de "O mundo é a minha sla de aleitamento".



Com este tipo de atos, como o mamaço do domingo, pretendemos reivindicar o nosso direito (e o dos nossos filhos) de amamentar e serem amamentados em publico sem ter que passar vergonha por isso, fazendo-o com orgulho e prazer. Se ninguém manda você comer o seu lanchinho no banheiro, por que meu filho tem que tomar o seu lanchinho em um quarto afastado, que para mais vergonha geralmente esta ao lado do banheiro?

O MUNDO É A MINHA SALA DE AMAMENTAÇAO, OBRIGADA!! Não preciso me esconder. Talvez um dia ou outro eu ou o meu filho queiramos um lugar tranqüilo e afastado para desfrutar desse momento em privacidade, então agradeço que vocês me forneçam um que seja aconchegante, mas não me force a me esconder em ele se não é a minha intenção inicial.


15 comentarios:

  1. Achei interessante a matéria, mas que é muito feio a mulher colocar o peito para fora em qualquer lugar e amamentar, isso é. Parece um animal. Acho péssimo! Ninguém merece ver uma mulher amamentando em público, é feio sim. Constrangedor!Sou mulher e tenho coragem de dizer isso, não como muitas que mentem por pressão ou medo de parecerem ridículas. O ato de amamentar por 6 meses só vale pela saúde do bebê. Mas que é feio, sim isso é.

    ResponderEliminar
  2. Ok!! Colocar o peito para fora para alimentar seu filho é feio. Mas colocar o peito pra fora pra mostrar para os homens não é???

    E o que a Sra. Anônima acha das praias, festas, Carnaval onde a mulher é totalmente exposta como um objeto? Apenas alguns quilos de carne... Isso é bonito?? A sociedade machista que expõe, ridiculariza, desvaloriza, humilha a mulher que é bonita? A mulher que se submete a tudo isso achando que está abafando não é ridicula??? Uma mãe alimentando seu filho, naturalmente, criando um vínculo de amor é feio... mas essas "panicats" dançando sensualmente na tv, com shortinhos enfiados é bonito?

    Querida Sra Anonima... ridiculo é você que não tem noção de que o ser humano é um bicho sim! E como tal, necessita amamentar suas crias e para isso (já que usamos roupas), necessita que suas mamas sejam expostas...

    Ridiculo é ter essa limitação em seu pensamento... tão superficial e fraco. Ridiculo é, mesmo sendo mulher, preferir a visão machista e porca... Ridiculo é se assumir corajosa se escondendo anonimamente...

    Eu sinto pena de ver que os decotes são maiores e mais importantes que o cérebro e do coração de muitas mulheres...

    Elena... nem ligue pra comentários como esse!! Nem sei porque aprovou....podia ter ignorado..

    Continue seu trabalho lindo de promoção do aleitamento livre e natural... Grande beijo!

    ResponderEliminar
  3. Anonimo, vc leu a matéria? tem certeza? Pois parece que vc não entendeu nadinha dela!Somos animais e MAMÍFERAS, por isso o ato lindo de amamentar deveria ser visto como a coisa mais bela e natural dessa vida e infelizmente não é isso o que acontece, a começar por vc, que é mulher e deveria conseguir enxergar a pureza do ato de nutrir seu filho, não só com o leite que ele tanto precisa para crescer saudável, mas com amor, atenção, calor humano, tudo passado no momento da amamentação. Talves vc não consiga entender, porque talves ainda não seja mãe! Ou seu instinto maternal ainda não foi despertado, mesmo com a maternidade, uma pena.
    Logo os seios, tão valorizados nas novelas, comerciais e propagandas pela sua beleza, porem com conotação sexual, quando é usado para a coisa mais pura e bela de nutrir um bebe passa a ser feio. Que mundo mais louco!

    ResponderEliminar
  4. Bom, querida "anónima", eu quero te responder com calma, e agora não posso, pois estou fazendo massinha com os meus filhos... Então, por enquanto, só vou te dizer que o que eu acho feio é uma mulher tão desligada da sua natureza feminina como para achar feio um seio fazendo aquilo para o que foi criado... Porque é isso aí, querida "anónima", os peitos de uma mulher não foram criados para recreio dos machos, e sim para nutrir (física e emocionalmente) aos seus filhos.

    Animal parece... porque é o que somos minha querida. Ainda não sabia? Eu vendo um conto do qual sou autora que chama assim, precissamente: "Eu também sou um mamífero", pode vê-lo na secção de "livrinhos aleitamento", é lindo demais!!

    Constrangedor... constrangedor para mim é uma mulher vender seus peitos para os homens consumirem mais cerveja, ou as outras mulheres se acharem não suficientemente belas por não ter os peitos suficientemente asiliconados. Esse uso das mamas, esse aí sim, é contrangedor amiga minha.

    Eu sou mulher e tenho coragem de dizer, sem presões e sem mentir, que amamentar, públicamente ou não, é um dos atos mais bonitos, puros e intensos que uma mulher pode fazer, e não posso neão me emocionar quando vejo alguém fazê-lo. Pois não tenho mente suja e não vejo em isso mais nada do que um ato de amor que fazemos em corpo e alma. Não me acho ridícula pensando assim. Me sinto mulher, mulher poderosa pelo que o meu corpo é capaz de fazer.

    E não temos que amamentar por 6 meses só, viu? As recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, assim como as da OMS, Unicef e outros grandes organismos, recomendam amamentar até os 2 anos como mínimo. Pela saúde física e mental do bebê, sim... mas também pela da mãe, que acha um sentido imenso no que ela esta fazendo, e cria o melhor vínculo possível com a sua criatura.

    Peito de mulher cumpre uma função sexual, sim, mas não coital. Amamentar, igual que gerar, gestar e parir, forma parte da sexualidade feminina, tão erroneamente reduzida ao coito com o macho. Nossa sexualidade vai muito além, por sorte... e é muito gostosa em todas as suas fazetas. Eu posso dizer que tenho curtido e curto da minha sexualidade de mulher em plenitude, não me limitando aos coitos e à atração masculina. Amamentar é lindo menina, e muito gostoso. Porém não é impúdico. Chega de represões com a mulher, né?

    Não é feio mulher... claro que não é!! :)

    ResponderEliminar
  5. Constrangedor e feio é deparar-se com esse tipo de pensamento justamente em um momento histórico em que se clama por humanidade, ou seja, por respeito aos direitos, por igualdades, por sentimento de fraternidade entre os povos, amor à natureza, compaixão. Não é ato de coragem dizer em voz alta que colocar um filho ao seio de sua mãe é algo desprezível, feio, que equipara mulheres a animais. É simplesmente ato de liberdade, dizer o que se pensa, embora se diga de forma a desrespeitar a quem pensa e age diferente. Eu, como mãe que amamenta e se doa a seu bebê, por amor e sentimento de responsabilidade, sinto-me desrespeitada diante dessa fala, mas de modo algum me sinto inibida a dar o peito onde, quando e como bem entender à minha filha para mamar. Tenho liberdade de fazê-lo. Respeito sua liberdade de expressar-se, senhora anônima, mas não compartilho de seu ponto de vista. Respeite a liberdade de todas as mães que escolhem de livre arbítrio amamentarem seus filhos, mesmo que não "aprove" esse ato. Que respeitem-se também às que escolhem a não amamentar. Liberdades e respeito. Cabe a cada um de nós nos sensibilizarmos em direção ao outro e observarmos a nós mesmos como seres responsáveis. Mesmo partilhando de diferentes e diversos pontos de vista, é possível agirmos entre nós de forma pacífica, amorosa e não excludente. Parabéns Elena por não ter censurado o comentário e por abrigar uma discussão que pode ampliar horizontes.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou Josiane, tenho 27 anos, moro em Valinhos-SP e muito feliz e realizada por nascer num corpo de mulher, por SER MULHER e por isso só, sou muito feliz!!! E vou dizer porque... Porque não sendo feminista, longe, porém perto disso, digo que sou muito privilegiada em ter nascido mulher, pois tenho pela nossa natureza de ser mulher a OPORTUNIDADE dada pela NATUREZA de vivenciar processos que o homem jamais vai conseguir ter idéia do que seja, por exemplo, PARIR e AMAMENTAR o seus próprios filhos!!! A AMAMENTAÇÃO, muito mais do que um simples ato de dar o que comer e beber pra um SER que depende exclusivamente de SUA MÃE PRA SOBREVIVER, É SIM UM ATO ANIMALÍSSIMO!!! E que DELÍCIA!!! Eu não vejo a hora de ter em meus braços meu/minha filha pra poder dar o meu PEITO PRA ELE/ELA SUGAR ONDE É QUE EU ESTEJA E QUE ELE OU ELA QUEIRA....Porque já tenho leite nos meus peitos antes de ser mãe biológica, imagine quando for AGRACIADA PELOS CÉUS e ter em meus braços minhas crias....Eu sinto muitíssimo por essa ANÔNIMA, pois talvez ela tenha nascido em CORPO ERRADO... AMAMENTAR É UMA COISA, SENÃO A MAIOR DELAS, É A MAIOR MARAVILHA DESSE MUNDO QUE DEUS NOS DEU.

    ResponderEliminar
  7. Constrangedor é ler comentários covardes de anônimos que não dão a cara a tapa porque no fundo sabem que a opinião que têm vai ofender alguém.

    ResponderEliminar
  8. Amamentar é o ato dos mamíferos; e, graças a Deus, eu sou mamífera! Amamentei, sim! E, em livre demanda, isto é, sempre que minhas filhas quiseram e, onde eu estivesse! É para isso que servem as mamas! Ah, e as minhas funcionaram muito bem, obrigada! Talvez, para quem não conseguiu cumprir seu papel... talvez, seja mesmo difícil ver as outras da espécie com sucesso na amamentação. Adoro ver uma mulher amamentando em público! Adoro ver uma mulher amamentando, sendo mamífera!

    ResponderEliminar
  9. Cara Anônima...
    Vivemos num mundo esquisito. Tanta coisa feia mesmo acontece todos os dias: falta de educação no trânsito, atitudes egoístas e anti-solidárias em tantos ambientes da nossa convivência cotidiana. Nos acostumamos com essas violências urbanas de tal modo que um ato de extremo amor que é alimentar um bb é visto como feio, indecente...Acho que amamentar em público só é feio para quem perdeu a capacidade de ver o mundo com olhos amorosos, ternos.Sugiro uma lente amorosa para vc e que outras belezas que ainda sobrevivem neste mundo tão violento possa ganhar seu espírito e seus sentimentos algum dia.São meus votos para vc.

    ResponderEliminar
  10. Desculpa gente, mas vcs acham mesmo que a criatura anônima vai ler os nossos posts? Não se deu ao trabalho nem de ler e pensar a respeito da matéria, vai ler o q dizemos???? Duvido! No fundo tenho dó, pois deve ter sido privada de muitos afetos e muitos gestos de carinho e nutrição psicológica, sim ela existe! que só consegue ver um peito ameaçador na sua frente. Tenho dó de pessoas assim, espero que os filhos dela consigam superar melhor do que ela essa perda!!! Sim, cara anônima, vc perdeu qdo criança pelo jeito e ainda perde por sentir vergonha, achar feio fazer isso pelos seus filhos. Lamentável...

    ResponderEliminar
  11. Amamentar meu bebê foi a coisa mais linda e emocionante que eu já fiz na vida. Nada se compara a isso. Tenho pena do meu marido, que, por mais que faça, nunca se conectará dessa forma à nossa filha. Mas tenho mais pena dessa mulher anônima, que não sabe usar seu próprio corpo, que acha que o ato de amamentar é apenas nutrir o bebê. Uma mulher que pensa assim, não devia nem ter filhos.

    ResponderEliminar
  12. contrangedor é ler um comentário anônimo, é como se o que eu escrevesse aqui fossem palavras ao vento...
    amamentar é natural, dever de toda mulher que é mae, não amamentar em público é opção e pronto. Mas se vc puder ficar os 6 meses exclusivos em livre demanda dentro de sua casa anonima, que bom pra vc.

    Bárbara, mae da beatriz, amamentando a 2 anos e 4 meses. babidorafa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Meninas, acho que realmente o comentário da "anônima" foi MUITO infeliz... mas infeliz não somente com as palavras escritas aqui, infeliz por saber que um dia, quem sabe, ela terá um filho! e espero, de verdade, que quando isso aconteça, que ela se lembre que uma vez escreveu palavras tão agressivas e mentirosas a respeito da amamentação e que ela possa se envergonhar e, então, perceber que alimentar um filho é mágico!!! espero mesmo que isso aconteça pois, a outra possibilidade será ela continuar com esses pensamentos errôneos e a pobre criança crescer percebendo o sentimento negativo e triste da mãe... me preocupa isso... Sabe, nós somente temos a verdadeira noção do que é ser mãe quando nos tornamos uma, por mais idéias que tenhamos a respeito! e ser mãe não é somente passear com seu bebê arrumadinho para que outros possam ver uma família teoricamente feliz! ser mãe é viver em sua plenitude o amor mais intenso que existe! é doação! é orgulho! é carinho! é amamentar! é acalentar! é cuidar! espero de coração que a "anônima" possa superar seus traumas e viver sua maternidade quando chegar a hora com muito amor! se um dia ela conseguir ser uma mãe verdadeira... e ter orgulho de mostrar a tudo e a todos que AMA seu filho e que faria tudo por ele, sempre... Muita luz!!!

    ResponderEliminar
  14. Não foi à toa que não se identificou... Ser ''anônima'' é uma forma de não assumir o que pensa e de se esconder... Talvez por que saiba que disse uma grande besteira...

    ResponderEliminar
  15. Pessoal, o ato de amamentar é lindo e único, direito sim dessas maezinhas, porque hj em qualquer lugar ou canal da TV que ligamos, deparanomos com mulheres praticamente nuas, instigando a sexulidade. Amamentar não é um ato sexual, é dar um alimento rico a seu filho, o mundo é que fez disso uma coisa absurda, o mundo que fez isso ser bizarro. Se preocupem com a televisão, e deixem as mãezinhas amamentares seua filhos em paz.

    ResponderEliminar